NOTAS SOBRE O MERCADO IMOBILIÁRIO URBANO E A FORMAÇÃO DE CIDADES GLOBAIS NA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2022.52495Palavras-chave:
América Latina. Espaço urbano-regional. Mercado imobiliário. Metrópole. Cidade Global.Resumo
Este artigo tem por objetivo compreender o espaço urbano-regional a partir da ação de agentes que coordenam a produção imobiliária em metrópoles latino-americanas. A orientação procedimental seguiu a metodologia da pesquisa bibliográfica e levantamentos de dados, tendo por referência as principais revistas latino-americanas de estudos urbanos e regionais. Foram investigadas as quatro metrópoles consideradas as mais globais da América Latina a partir do critério da presença de “Oficinas Premium”, no intuito de entender como ocorreu e quais as consequências da formação do espaço global. Após breve definição de alguns termos, são apresentados os cenários que tornaram Cidade do México, São Paulo, Santiago e Buenos Aires as principais cidades globais da América Latina. O artigo finaliza com apontamentos relativos à reestruturação dos centros urbanos, à expansão horizontal da cidade, à dinâmica populacional, à ação do poder público e ao acirramento das desigualdades em consequência deste processo de globalização.
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