Educação Ambiental no Desenvolvimento Sustentável de Áreas Protegidas — Projeto a Escola e o Parque Estadual da Pedra Branca (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2003.49225Palabras clave:
Educação ambiental, Unidade de Conservação, conservação da natureza, desenvolvimento sustentável.Resumen
O Parque Estadual da Pedra Branca é a segunda mais importante Unidade de Conservação
do municio do Rio de Janeiro e seus recursos naturais encontram-se ameaçados pelas diversas ações impa.ctantes que vêm ocorrendo. Por sua vez, as escolas próximas ainda desconhecem seu valor e importância, da mesma maneira que necessitam de práticas
educativas que as capacitem para servirem de agentes de proteção e difusão do Parque, como área a ser protegida. Neste sentido, está sendo criada uma rede de conhecimento em educação ambiental nas escolas públicas municipais (ensino fundamental e médio) que se localizam em seu entorno. As ações educativas formais já contemplaram duas escolas municipais, localizadas nas vertentes norte e nordeste do Parque, compreendendo capacitação de seis professores e aproximadamente 160 alunos da 4 série do ensino fundamental, desempenhando, portanto, o seu papel na conservação em um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da cidade do Rio de Janeiro.
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