O CENTRO DA CIDADE NO CONTEXTO DA ESTRUTURA(ÇÃO) URBANA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA “TEORIA URBANA CONVENCIONAL” E DA “TEORIA CRÍTICA URBANA” / THE CITY CENTER IN THE STRUCTURE(ING) URBAN CONTEXT: CONSIDERATIONS ABOUT “CONVENTIONAL URBAN THEORY”
DOI:
https://doi.org/10.12957/geouerj.2017.25816Palavras-chave:
centro da cidade, centralidade, estrutura, estruturação, teoria urbanaResumo
doi: 10.12957/geouerj.2017.25816
O presente artigo debate as noções de centro da cidade e centralidade no âmbito do estudo da estrutura(ção) urbana. Discutem-se tais noções nas perspectivas da “teoria/ciência urbana convencional”, juntamente com as suas contribuições para o estudo da cidade e do espaço urbano, e a contribuição da “teoria/ciência crítica urbana”, enfocando com maior detalhe as contribuições de Henri Lefebvre e Manuel Castells sobre o tema em tela. Por fim, encerra-se com algumas reflexões em torno do papel da “teoria crítica urbana” na atualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Geo UERJ pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Geo UERJ.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Commons BY-NC-SA 4.0.