A INSTITUIÇÃO DOS TERRITÓRIOS DA ORDEM FRANCISCANA NO BRASIL: UMA ANÁLISE SOBRE SEUS ELEMENTOS

Autores

  • Edson Armando Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa - Campus Uvaranas.

Palavras-chave:

TERRITÓRIO, ORDEM FRANCISCANA, PROVÍNCIA IMACULADA CONCEIÇÃO, IGREJA CATÓLICA

Resumo

O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER OS ELEMENTOS DE INSTITUIÇÃO DOS TERRITÓRIOS DA ORDEM FRANCISCANA NO BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XIX ATÉ O CONCÍLIO VATICANO II (1962-1965). PARA ISSO FORAM ANALISADOS OS OBITUÁRIOS DOS FRADES DA PROVÍNCIA IMACULADA CONCEIÇÃO NO BRASIL QUE ATUARAM DURANTE O PERÍODO DE ESTUDO E PUBLICADOS NA REVISTA 'VIDA FRANCISCANA'. A REVISTA É UM VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO INTERNA DA ORDEM RELIGIOSA, A PARTIR DA QUAL FORAM INVESTIGADOS OS VALORES QUE PERMITIRAM A COMUNICAÇÃO ENTRE A ORDEM FRANCISCANA E A SOCIEDADE. A PESQUISA EVIDENCIA QUE A INSTITUIÇÃO DO TERRITÓRIO FRANCISCANO SE DEU PELA ARTICULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE RECRUTAMENTO E EXPANSÃO DA ORDEM EM TORNO DOS CONCEITOS DE 'VOCAÇÃO' E 'MISSÃO'.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Armando Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - Campus Uvaranas.

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1985), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1993) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa. É editor da Revista de História Regional e membro do conselho editorial das revistas: Revista Terr@Plural, Emancipação (UEPG) e Publicatio UEPG (Ponta Grossa). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história cultural, identidades, história da igreja, história regional e religiosidade.

Downloads

Como Citar

SILVA, Edson Armando. A INSTITUIÇÃO DOS TERRITÓRIOS DA ORDEM FRANCISCANA NO BRASIL: UMA ANÁLISE SOBRE SEUS ELEMENTOS. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 32, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/6973. Acesso em: 12 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS