O CORPO-ESCALA E AS ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DO MARGEAR: PROPOSIÇÕES PRELIMINARES
Palavras-chave:
Corpo, Escala geográfica, Corpo-escala, MargemResumo
Passamos tempo na Geografia centrando o debate epistemológico na definição de seu objeto. Nos últimos anos, com um debate intenso sobre o sujeito, surge a necessidade de tematizarmos o corpo. Cabe-nos refletir se os problemas apontados nas abordagens objetificantes estão sendo evitados ao se trabalhar o corpo —especialmente a reificação e absolutização dos “objetos”. Não estaria o corpo sendo também objetificado? Aqui propomos uma aproximação teórico-filosófica entre o corpo e o debate sobre a escalaridade, suspeitando da construção do corpo a partir da dicotomia sujeito-objeto e formulando a proposição do corpo-escala. Após problematizar a constituição do corpo visto à partir das perspectivas externa e subepidérmica, ressaltamos as influências do racismo, do hetero-cispatriarcado e do capitalismo na espacialização dos corpos não-hegemônicos para, logo após, tratarmos do corpo-escala enquanto protagonista de espacialidades marginais. Por fim, tratamos dos desafios metodológicos que surgem da atenção à escalaridade do corpo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2024-01-22
Como Citar
BITETI, Mariane de Oliveira; GRANDI, Matheus da Silveira. O CORPO-ESCALA E AS ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DO MARGEAR: PROPOSIÇÕES PRELIMINARES. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, v. 1, n. 51, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/63140. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2023 Mariane de Oliveira Biteti, Matheus da Silveira Grandi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.