A PRODUÇÃO DE IMAGENS PARA A PESQUISA EM GEOGRAFIA
Parole chiave:
Imagens, Espaços Públicos, Descrição, Metodologias VisuaisAbstract
Este artigo propõe uma reflexão acerca das relações entre as imagens e a geografia. Desde suas origens, o raciocínio geográfico esteve associado à produção de imagens, assumindo um verdadeiro imperativo gráfico. Neste sentido, parte da tradição geográfica concebe as imagens como instrumentos tanto de percepção como de compreensão do mundo, e não apenas como exemplos ou ilustrações. O campo de estudos empírico escolhido para desenvolver esta abordagem foi constituído pelos espaços públicos, os quais se apresentam à observação como uma sucessão de imagens em movimento, compondo quadros efêmeros, que denominamos comumente como a “cena pública”. A investigação audiovisual sistemática desses lugares nos levou à consolidação de uma série de procedimentos metodológicos, centrados na reabilitação do papel da observação para a pesquisa geográfica.
THE PRODUCTION OF IMAGES FOR RESEARCH IN GEOGRAPHY
ABSTRACT:
THIS ARTICLE PROPOSES A REFLECTION ON THE RELATIONSHIPS BETWEEN IMAGES AND GEOGRAPHY. SINCE ITS ORIGINS, GEOGRAPHIC REASONING WAS ASSOCIATED WITH THE PRODUCTION OF IMAGES, ASSUMING A REAL GRAPHIC IMPERATIVE. IN THIS SENSE, PART OF THE TRADITION CONCEIVES GEOGRAPHIC IMAGES AS INSTRUMENTS OF BOTH PERCEPTION AND UNDERSTANDING OF THE WORLD, AND NOT ONLY AS EXAMPLES OR ILLUSTRATIONS. THE EMPIRICAL CASE STUDY CHOSEN TO DEVELOP THIS APPROACH WAS THE PUBLIC SPACES, WHICH PRESENT THEMSELVES TO OBSERVATION AS A SUCCESSION OF MOVING IMAGES, COMPOSING EPHEMERAL FRAMES, WHICH WE CALL COMMONLY AS THE "PUBLIC SCENE". THE AUDIO-VISUAL SYSTEMATIC RESEARCH ON THESE PLACES LED TO THE CONSOLIDATION OF A NUMBER OF METHODOLOGICAL PROCEDURES, FOCUSING ON THE REHABILITATION OF THE ROLE OF OBSERVATION FOR GEOGRAPHICAL RESEARCH.