PENTECOSTAIS E CATÓLICOS NA AMAZÔNIA MARAJOARA – NOTAS DE CAMPO

Autori

Parole chiave:

AMAZÔNIA. MARAJÓ, PENTECOSTALISMO. CATOLICISMO.

Abstract

ESSE ARTIGO ANALISA, A PARTIR DE INCURSÕES A CAMPO, A PRESENÇA PROTESTANTE PENTECOSTAL NUMA PARTE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA, MAIS ESPECIFICAMENTE NA MESORREGIÃO MARAJÓ, ESTADO DO PARÁ. FORAM REALIZADAS VISITAS AOS 16 MUNICÍPIOS QUE COMPÕEM A REGIÃO. CONSTATOU-SE QUE NAS DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XX HOUVE UM CRESCIMENTO DAS DENOMINAÇÕES NA REGIÃO ASSIM COMO UMA DIVERSIFICAÇÃO DAS MESMAS. A PRESENÇA EVANGÉLICA NÃO É RECENTE NA REGIÃO, REMONTA AO ANO DE 1911 COM A FUNDAÇÃO DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM BELÉM-PA. VERIFICOU-SE QUE AS RELAÇÕES ENTRE EVANGÉLICOS E CATÓLICOS E ENTRE EVANGÉLICOS DE DIFERENTES DENOMINAÇÕES SÃO CARACTERIZADAS POR TENSÃO E DISPUTAS POR MERCADO NUM CAMPO QUE PASSA POR PROCESSOS DE MUTAÇÕES.

Biografia autore

VANDA PANTOJA, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Antropologia, professora adjunta do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão.

Come citare

PANTOJA, V. (2013). PENTECOSTAIS E CATÓLICOS NA AMAZÔNIA MARAJOARA – NOTAS DE CAMPO. Espaço E Cultura, (31). Recuperato da https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/6126

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS