DIÁLOGOS ENTRE CARTOGRAFIA E ARTE: DESCONSTRUÇÕES CARTOGRÁFICAS NA OBRA DE JORGE MACCHI

Auteurs-es

  • Gutemberg Soares Barbosa UERJ

DOI :

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.31755

Mots-clés :

Cartografia, Arte Contemporânea, Jorge Macchi, Mapas

Résumé

O presente artigo tem como objetivo reforçar a possibilidade de diálogo entre cartografia e arte contemporânea. Pensando nos mapas artísticos como objetos que ampliam a percepção espacial e superam as visões materiais e objetivas do espaço, busca-se compreender como esses mapas transmitem aspectos intangíveis da relação humana com o espaço geográfico. A partir da análise de obras selecionadas do artista plástico argentino Jorge Macchi pretende-se uma reflexão teórico-metodológica sobre a aproximação entre o conhecimento geográfico e os mapas produzidos pela perspectiva das artes plásticas, contribuindo assim para discussões no campo da geografia cultural.

Biographie de l'auteur-e

Gutemberg Soares Barbosa, UERJ

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009) e pós-graduação em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela Coppe/UFRJ (2014). Atualmente é aluno de graduação no curso de Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e assistente do Núcleo de Estudos Internacionais Brasil-Argentina do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UERJ. Possui experiência profissional nas áreas de Geotecnologias, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, Meio Ambiente, Mineração e ênfase acadêmica em Geopolítica, Geografia Política e Geografia Cultural.

Téléchargements

Publié-e

2016-06-13

Comment citer

Barbosa, G. S. (2016). DIÁLOGOS ENTRE CARTOGRAFIA E ARTE: DESCONSTRUÇÕES CARTOGRÁFICAS NA OBRA DE JORGE MACCHI. Espaço E Cultura, (39), 139–156. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.31755

Numéro

Rubrique

ARTIGOS