ESTUDOS DE GÊNERO NA GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE FEMINISTA DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO

Auteurs-es

  • Maíra Lopes Reis Universidade Federal do Recôncavo Bahiano

DOI :

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2015.29067

Mots-clés :

Geografia, gênero, espaço, geográfico.

Résumé

Resumo: O presente texto se trata de um estudo teórico, com iniciativa de associar a análise do espaço geográfico e gênero enquanto categoria analítica, tendo em vista, que os referenciais que abordam esses temas vêm crescendo, tornando mais rico o debate dessa nova maneira de estudar as manifestações geográficas.  Discute-se o conceito de gênero, a partir da construção histórica da opressão feminina dentro do contexto da sociedade de classe, e no processo de organização do espaço geográfico. Como forma de unir a categoria de gênero ao conceito de espaço, aborda-se as relações de gênero como agentes estruturantes na construção do espaço, e a Geografia enquanto uma ciência que deve ampliar suas reflexões sobre estas relações, entendendo-as como parte das práticas espaciais que permite desvendar a base da organização geográfica das sociedades e a estrutura de poder entre os gêneros.

Palavras-chave: Geografia; gênero, espaço; geográfico.

Biographie de l'auteur-e

Maíra Lopes Reis, Universidade Federal do Recôncavo Bahiano

Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Professora Assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Téléchargements

Publié-e

2015-12-06

Comment citer

Reis, M. L. (2015). ESTUDOS DE GÊNERO NA GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE FEMINISTA DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO. Espaço E Cultura, (38), 11–34. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2015.29067

Numéro

Rubrique

ARTIGOS