A IMAGINAÇÃO GEOGRÁFICA E AS REPRESENTAÇÕES DOS LUGARES SAGRADOS

Autores/as

  • Otávio José Lemos Costa Graduação em Geografia. Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

Palabras clave:

IMAGINAÇÃO GEOGRÁFICA. LUGAR. SAGRADO

Resumen

NO ÂMBITO DA GEOGRAFIA, É EXPRESSIVA A QUANTIDADE DE ESTUDIOSOS QUE VEM SE DEDICANDO À INVESTIGAÇÃO DA OCORRÊNCIA DE PAISAGENS, LUGARES E TERRITÓRIOS NOS QUAIS O SAGRADO INCITA UMA MANIFESTAÇÃO. AO DISCUTIRMOS O CONCEITO DE IMAGINAÇÃO GEOGRÁFICA, BUSCAMOS AS PROPOSIÇÕES TEÓRICAS QUE ALMEJAM DAR RELEVO À INTERPRETAÇÃO DOS FENÔMENOS SÓCIO-ESPACIAIS QUER ESTEJAM ASSOCIADOS A UMA PERSPECTIVA DA NATUREZA, QUER ESTEJAM ATRELADOS ÀS PRÁTICAS SIMBÓLICAS CUJOS ELEMENTOS DISCURSIVOS INDICAM UM PROCESSO QUE ENVOLVE A PRODUÇÃO DE PAISAGENS CULTURAIS, DE LUGARES OU TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES SIMBÓLICAS PELAS QUE UMA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA É SEMPRE PRESENTE. TORNA-SE POSSÍVEL, PORTANTO, E COLOCAMOS AQUI A PROPOSTA PARA ESTE TEXTO, O ENTENDIMENTO DAS REPRESENTAÇÕES DO SAGRADO CONTEXTUALIZANDO NA SEARA DA IMAGINAÇÃO GEOGRÁFICA.

Biografía del autor/a

Otávio José Lemos Costa, Graduação em Geografia. Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará, lecionando no curso de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE. Desenvolve pesquisas na área de Geografia Cultural, especificamente voltado para as temáticas da religião, paisagem, lugar e patrimônio cultural.

Cómo citar

Lemos Costa, O. J. (2013). A IMAGINAÇÃO GEOGRÁFICA E AS REPRESENTAÇÕES DOS LUGARES SAGRADOS. Espaço E Cultura, (32). Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/6975

Número

Sección

ARTIGOS