IMAGENS, LIVROS DIDÁTICOS E A GEOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/espaoecultura.2022.88860Keywords:
livro didático, imagem, geografia escolar, currículoAbstract
Discutimos nesse trabalho o lugar das imagens nas pesquisas e nos debates sobre os livros didáticos de Geografia. São examinadas as especificidades dessas relações entre imagens e livros de Geografia, através da bibliografia especializada baseada em artigos publicados em periódicos sobre o ensino de Geografia, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Foram identificados três conjuntos de argumentos centrais para essas pesquisas. Um primeiro argumento consiste no reconhecimento livro didático como um artefato cultural e mercadológico fundamental na educação e um dispositivo central na trajetória da Geografia como uma disciplina Escolar, identificando a crescente importância das imagens em virtude de mudanças tecnológicas e editoriais nessas obras. Sublinha-se, neste caso, os avanços e as potencialidades dos livros didáticos, enfatizando-se o papel das políticas públicas. Por sua vez, alguns autores mobilizam argumentos questionando o sentido das imagens utilizadas pelos livros didáticos, problematizando o modo como elas veiculam ou favorecem ideias reducionistas e estereotipadas sobre territórios e grupos sociais. Esse tipo de análise, pautado por metodologias visuais críticas como a análise de conteúdo e a semiótica, parte do currículo escolar para interrogar seus pressupostos. Por fim, algumas investigações que apontam o potencial dessas imagens no trabalho pedagógico docente, propondo experimentações e explorando-as enquanto formas de linguagem e buscando sentidos outros para o currículo da Geografia Escolar.
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