A EXPERIÊNCIA DO CORPO E A CIRCUAMBULAÇÃO EM LUGARES SAGRADOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2020.58733

Keywords:

circuambulação, lugares sagrados, rituais, santuários

Abstract

O presente texto busca compreender como determinadas práticas rituais atreladas às formas simbólicas espaciais, promovem movimentos ou pequenos itinerários que sugerem mobilidades e que se tipificam pelo movimento de circuambulação em vários lugares sagrados. O andar pelo espaço sagrado constitui um fluxo contínuo, idealizado por um movimento inconsequente e ao mesmo tempo consequente. Ao adentrar o lugar o sagrado, o fiel se apropriam deste lugar e por um sentimento de pertencimento idealiza seu lar. Evocam uma imagem de um passado mitificado.  Movimentos estes que apresentam performances associadas à dimensão do corpo representado pelo movimento cíclico, determinando assim práticas ritualísticas. Assim, procuramos compreender como as práticas ritualísticas se inserem na lógica de micro itinerários simbólicos representados pela circuambulação e que se objetivam na construção de determinados lugares sagrados aqui representados por fiéis ou peregrinos que visitam santuários ou cidades sagradas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Otávio José Lemos Costa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará, lecionando no curso de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE. Coordenador do Laboratório de Estudos em Geografia Cultural - LEGEC.

Published

2021-03-29

How to Cite

COSTA, Otávio José Lemos. A EXPERIÊNCIA DO CORPO E A CIRCUAMBULAÇÃO EM LUGARES SAGRADOS. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 48, p. 56–70, 2021. DOI: 10.12957/espacoecultura.2020.58733. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/58733. Acesso em: 1 may. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS