REDES MUSICAIS E (RE)COMPOSIÇÕES TERRITORIAIS NO PRATA: POR UMA GEOGRAFIA DA MÚSICA

Authors

  • Lucas Manassi Panitz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2019.48531

Keywords:

Geografia da Música, espaço platino, estética do frio, redes musicais

Abstract

Este artigo trata das relações entre as redes musicais no espaço platino e suas repercussões territoriais. A partir de um desenho de pesquisa multilocalizado, buscou-se entender como se deu o processo de formação de algumas das atuais redes musicais transfronteiriças entre Argentina, Brasil e Uruguai. Para isso, articulamos quatro eixos. O primeiro expõe um breve histórico da Geografia da Música. O segundo trata da presente construção teórica e metodológica da pesquisa. O terceiro eixo atenta para as represent[ações] geografizantes e territorializantes, valorizando tanto as representações do espaço quanto as práticas espaciais. O quarto eixo defende que as redes musicais em questão promovem uma [re]composição territorial da cultura no Prata, transculturando referenciais brasileiros e rioplatenses, tradicionais e contemporâneos, e idiomas e gêneros musicais. Nessa [re]composição, cidades como Porto Alegre, Pelotas, Buenos Aires e Montevidéu, apontam para uma rede de produção cultural colada a um imaginário geográfico transfronteiriço. Por fim, o autor chama a atenção para a compreensão das redes musicais como forma de desvelar outras integrações culturais, políticas e econômicas na América do Sul.

Author Biography

Lucas Manassi Panitz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto, Departamento Interdisciplinar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsa CAPES. E-mail: lucas.panitz@ufrgs.br. Geógrafo, mestre e doutor em Geografia pela UFRGS, com estágio-sanduíche na Université Bordeaux Michel de Montaigne e na Université Paris-Sorbonne. Tem experiência profissional em organização e análise de dados sócio-econômicos, cartografia temática aplicada ao desenvolvimento regional, além de pesquisas e projetos de extensão sobre redes no Mercosul, patrimônio, planejamento urbano participativo e mobilidade urbana. Possui os seguintes interesses de pesquisa: Geografia da Música; espacialidades da produção e da oferta cultural; representações do espaço nos produtos culturais; processos de integração sul-americana por meio da cultura; ciclomobilidade e mobilidade urbana sustentável; métodos qualitativos em pesquisa social. É vinculado ao Grupo de pesquisa, estudos e extensão em Geografia, Educação e Ambiente (SINERGEA/UFRGS) e ao Núcleo de Estudos Território e Resistência na Globalização (NUREG/UFF). Recebeu o Prêmio Maurício de Almeida Abreu 2011 de melhor dissertação conferida pela ANPEGE, e o Prêmio CAPES de Teses 2018 de melhor tese em Geografia.

Published

2019-06-18

How to Cite

Panitz, L. M. (2019). REDES MUSICAIS E (RE)COMPOSIÇÕES TERRITORIAIS NO PRATA: POR UMA GEOGRAFIA DA MÚSICA. Espaço E Cultura, (45), 11–30. https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2019.48531

Issue

Section

ARTIGOS