DESAFIOS TEÓRICOS PARA OS ESTUDOS DE RELIGIÃO, MÍDIA E CULTURA NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/espacoecultura.2018.46775Keywords:
Religião, Mídia, Comunicação, CulturaAbstract
Neste artigo são discutidos alguns desafios de se pesquisar as relações entre religião, mídia e cultura no contexto contemporâneo. O texto divide-se em cinco questionamentos: primeiro, como surgiram os estudos sobre estas relações, quem tem as conduzido e como. Para isso, abordaremos o campo de estudos de Religião, Mídia e Religião desenvolvidos nos Estados Unidos a partir dos anos 1980, seus principais objetos e problemas, a partir de Stewart Hoover e David Morgan. Segundo, discutirei as implicações de uma conceituação ampla sobre religião os estudos de religião, mídia e cultura. Em terceiro lugar, seguem reflexões sobre conceitos de cultura a partir dos Estudos Culturais britânicos, a Antropologia Cultural e a História Cultural. Em seguida, as relações entre comunicação e religião, apresentando exemplos de trabalhos feitos dentro e fora do Brasil realizados nesta área. Por fim, quais os desafios a serem enfrentados pelos estudos mais recentes sobre religião, mídia e cultura.