IMAGENS, LIVROS DIDÁTICOS E A GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

  • Pedro Bernardes Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/espaoecultura.2022.88860

Palavras-chave:

livro didático, imagem, geografia escolar, currículo

Resumo

Discutimos nesse trabalho o lugar das imagens nas pesquisas e nos debates sobre os livros didáticos de Geografia. São examinadas as especificidades dessas relações entre imagens e livros de Geografia, através da bibliografia especializada baseada em artigos publicados em periódicos sobre o ensino de Geografia, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Foram identificados três conjuntos de argumentos centrais para essas pesquisas.  Um primeiro argumento consiste no reconhecimento livro didático como um artefato cultural e mercadológico fundamental na educação e um dispositivo central na trajetória da Geografia como uma disciplina Escolar, identificando a crescente importância das imagens em virtude de mudanças tecnológicas e editoriais nessas obras. Sublinha-se, neste caso, os avanços e as potencialidades dos livros didáticos, enfatizando-se o papel das políticas públicas. Por sua vez, alguns autores mobilizam argumentos questionando o sentido das imagens utilizadas pelos livros didáticos, problematizando o modo como elas veiculam ou favorecem ideias reducionistas e estereotipadas sobre territórios e grupos sociais. Esse tipo de análise, pautado por metodologias visuais críticas como a análise de conteúdo e a semiótica, parte do currículo escolar para interrogar seus pressupostos. Por fim, algumas investigações que apontam o potencial dessas imagens no trabalho pedagógico docente, propondo experimentações e explorando-as enquanto formas de linguagem e buscando sentidos outros para o currículo da Geografia Escolar.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

BERNARDES PINHEIRO, Pedro. IMAGENS, LIVROS DIDÁTICOS E A GEOGRAFIA ESCOLAR. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, v. 1, n. 52, p. 28–45, 2024. DOI: 10.12957/espaoecultura.2022.88860. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/88860. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS