IMAGENS, LIVROS DIDÁTICOS E A GEOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/espaoecultura.2022.88860Palavras-chave:
livro didático, imagem, geografia escolar, currículoResumo
Discutimos nesse trabalho o lugar das imagens nas pesquisas e nos debates sobre os livros didáticos de Geografia. São examinadas as especificidades dessas relações entre imagens e livros de Geografia, através da bibliografia especializada baseada em artigos publicados em periódicos sobre o ensino de Geografia, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Foram identificados três conjuntos de argumentos centrais para essas pesquisas. Um primeiro argumento consiste no reconhecimento livro didático como um artefato cultural e mercadológico fundamental na educação e um dispositivo central na trajetória da Geografia como uma disciplina Escolar, identificando a crescente importância das imagens em virtude de mudanças tecnológicas e editoriais nessas obras. Sublinha-se, neste caso, os avanços e as potencialidades dos livros didáticos, enfatizando-se o papel das políticas públicas. Por sua vez, alguns autores mobilizam argumentos questionando o sentido das imagens utilizadas pelos livros didáticos, problematizando o modo como elas veiculam ou favorecem ideias reducionistas e estereotipadas sobre territórios e grupos sociais. Esse tipo de análise, pautado por metodologias visuais críticas como a análise de conteúdo e a semiótica, parte do currículo escolar para interrogar seus pressupostos. Por fim, algumas investigações que apontam o potencial dessas imagens no trabalho pedagógico docente, propondo experimentações e explorando-as enquanto formas de linguagem e buscando sentidos outros para o currículo da Geografia Escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.