Cultura e conflito social:

chave para a análise da espacialidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/espaoecultura.2025.88709

Resumo

O Grupo de Trabalho Território, Conflitos e Ativismos Sociais Urbanos do Simpósio Nacional de Geografia Urbana (SIMPURB) parte dos conflitos e ativismos sociais para a análise crítica do território e do espaço geográfico. Na edição de 2024, notamos a presença significativa no GT de trabalhos centrados em conflitos e/ou ativismos nos quais o debate ambiental, de gênero, do campo da cultura e da educação ganharam relevo. De fato, não é nova a articulação entre cultura, conflitos e ativismos sociais. No entanto, aqui tomamos a cultura como uma dimensão constitutiva do conflito a partir da qual consideramos viável identificar as contradições e negociações sociais que permeiam a produção do espaço. Ao lado de outros elementos, a cultura e o conflito tornam-se aspectos-chaves para a análise da espacialidade. Tomando essa perspectiva ampla de cultura, selecionamos trabalhos submetidos e debatidos no âmbito do Grupo de Trabalho nesta última edição do SIMPURB que indicam possibilidades de leitura e análise da espacialidade a partir da articulação entre cultura, conflitos e ativismos sociais em suas diferentes manifestações para compor esta seção especial. A partir desta parceria com a Revista Espaço e Cultura, portanto, esperamos colaborar tanto com os esforços de pluralizar e complexificar a análise crítica do urbano e das cidades, quanto com o reconhecimento do papel que o conflito assume enquanto uma chave interpretativa para a compreensão da dimensão cultural da espacialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauco Bruce Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF - Campos dos Goytacazes)

Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Campos dos Goytacazes.

Tatiana Tramontani Ramos, Universidade Federal Fluminense (UFF - Campos dos Goytacazes)

Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Campos dos Goytacazes.

Matheus da Silveira Grandi, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - FFP)

Formado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores (FFP). Coordenador do MARGEAR – Grupo de Pesquisas e Extensão sobre Culturas, Políticas e Geografias Marginais.

Rafael Zilio, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Downloads

Publicado

2025-10-31

Como Citar

BRUCE RODRIGUES, Glauco; TRAMONTANI RAMOS, Tatiana; GRANDI, Matheus da Silveira; ZILIO, Rafael. Cultura e conflito social:: chave para a análise da espacialidade. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, v. 1, n. 53 a 58, 2025. DOI: 10.12957/espaoecultura.2025.88709. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/88709. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

GT SIMPURB - Território, Conflito e Ativismos Sociais Urbanos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)