O CORPO-ESCALA E AS ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DO MARGEAR: PROPOSIÇÕES PRELIMINARES
Keywords:
Corpo, Escala geográfica, Corpo-escala, MargemAbstract
Passamos tempo na Geografia centrando o debate epistemológico na definição de seu objeto. Nos últimos anos, com um debate intenso sobre o sujeito, surge a necessidade de tematizarmos o corpo. Cabe-nos refletir se os problemas apontados nas abordagens objetificantes estão sendo evitados ao se trabalhar o corpo —especialmente a reificação e absolutização dos “objetos”. Não estaria o corpo sendo também objetificado? Aqui propomos uma aproximação teórico-filosófica entre o corpo e o debate sobre a escalaridade, suspeitando da construção do corpo a partir da dicotomia sujeito-objeto e formulando a proposição do corpo-escala. Após problematizar a constituição do corpo visto à partir das perspectivas externa e subepidérmica, ressaltamos as influências do racismo, do hetero-cispatriarcado e do capitalismo na espacialização dos corpos não-hegemônicos para, logo após, tratarmos do corpo-escala enquanto protagonista de espacialidades marginais. Por fim, tratamos dos desafios metodológicos que surgem da atenção à escalaridade do corpo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2024-01-22
How to Cite
BITETI, Mariane de Oliveira; GRANDI, Matheus da Silveira. O CORPO-ESCALA E AS ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DO MARGEAR: PROPOSIÇÕES PRELIMINARES. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, v. 1, n. 51, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/espacoecultura/article/view/63140. Acesso em: 1 may. 2025.
Issue
Section
ARTIGOS
License
Copyright (c) 2023 Mariane de Oliveira Biteti, Matheus da Silveira Grandi

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.