Ciência como arte na obra de Paul Feyerabend:

Contra o método, A ciência em uma sociedade livre e Adeus à razão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2023.77229

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a relação entre ciência e arte nos três livros mais conhecidos de Paul Feyerabend – Contra o método, A ciência em uma sociedade livre e Adeus à razão. O fio condutor dessa revisão é o palco, cuja imagem de realidade e representação foi evocada pelo próprio Feyerabend em outro livro, Conquista da abundância, ao falar da sua concepção de realismo tanto nas artes quanto nas ciências. Nessa perspectiva, o real é abundante e plástico, podendo ser abordado de várias formas, mas não necessariamente respondendo a todas elas. O caráter performativo do realismo feyerabendiano nas ciências e nas artes também atravessa a questão política, que é onipresente em sua obra.

Downloads

Publicado

2024-01-29

Como Citar

Machado, C. de A. (2024). Ciência como arte na obra de Paul Feyerabend: : Contra o método, A ciência em uma sociedade livre e Adeus à razão. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, 7(1 e 2). https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2023.77229

Edição

Seção

Artigos