Ciência como arte na obra de Paul Feyerabend:
Contra o método, A ciência em uma sociedade livre e Adeus à razão
DOI:
https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2023.77229Resumo
Este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre a relação entre ciência e arte nos três livros mais conhecidos de Paul Feyerabend – Contra o método, A ciência em uma sociedade livre e Adeus à razão. O fio condutor dessa revisão é o palco, cuja imagem de realidade e representação foi evocada pelo próprio Feyerabend em outro livro, Conquista da abundância, ao falar da sua concepção de realismo tanto nas artes quanto nas ciências. Nessa perspectiva, o real é abundante e plástico, podendo ser abordado de várias formas, mas não necessariamente respondendo a todas elas. O caráter performativo do realismo feyerabendiano nas ciências e nas artes também atravessa a questão política, que é onipresente em sua obra.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cristina de Amorim Machado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Em Construção está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Em Construção pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da Revista Em Construção.