Experiências de formação transgressora: escrevivências inspiradas em hooks, Krenak e Spinoza
DOI:
https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2023.75033Abstract
A premissa hookisiana (hooks, 2013) propõe uma pedagogia crítica, que abraça experiência, confissões e testemunhos como dimensões libertadoras para o processo de aprendizado. Esse relato foi composto por uma teia escrevivente, urdida por dois encontros com estudantes de pós graduação de um programa de biofísica, e de um projeto de iniciação científica sobre Atenção Primária para graduandos em saúde. O modo contínuo em que me tenho posto à prova, é articular conteúdos de pensadores propostos pelas disciplinas da pós-graduação onde sou aprendente e a práxis cotidiana tanto no encontro clínico, como fisioterapeuta/doula/sanitarista, quanto com estudantes onde sou ensinante/aprendente. Considero esse o exercício da “potência”, que me pode manter atenta aos processos de uma pedagogia engajada, tornando possível vislumbrar uma ciência inclusiva, que seja apreendida em constante desconstrução do paradigma universal. Por uma Bio-Ética amefricana e uma ciência afropindorâmica.
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