Sobre a contribuição da Teoria das Emoções para a Narratologia Cognitiva: análise de um conto de Rubem Fonseca pelas perspectivas de Jesse Prinz e Lisa F. Barrett
DOI:
https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2022.68457Resumo
O artigo estabelece, como objetivo geral, avançar a pesquisa na narratologia cognitiva, com foco em aspectos afetivos e emocionais da escrita e da leitura do texto ficcional. A estratégia investigativa escolhida envolve testar a fecundidade das teorias das emoções de Jesse Prinz e Lisa Feldman Barrett, provenientes da Filosofia e da Psicologia, para a análise literária. Na narrativa de ficção, aspectos afetivos e emocionais operam tanto internamente, na construção textual do mundo ficcional, da psicologia dos personagens e das relações entre eles, como também externamente, na produção de variados efeitos de leitura. Como objeto de análise de um e outro modo de expressão emocional e afetiva, selecionamos o conto “Passeio noturno – Parte 1”, de Rubem Fonseca, mobilizando, então, as teorias de Prinz e Barrett para descrever suas estratégias textuais de produção de um efeito de leitura específico: a surpresa, aqui abordada em seu condicionamento emocional preciso. O resultado da análise indica que a teoria das emoções contribui para a narratologia cognitiva de duas maneiras principais: ao aprimorar nossa capacidade de identificar afetos e emoções como componentes importantes da composição textual, e ao conferir rigor teórico e precisão conceitual à descrição de estratégias de composição e de efeitos de leitura que, em geral, têm sido discutidas, nos Estudos Literários, sob teorias das emoções de senso comum.Downloads
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