Prazer, Prigogine!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2023.67612

Resumo

Buscamos com este trabalho apresentar ou tornar ainda mais familiar Ilya Prigogine – importante físico-químico que estudou a termodinâmica, mas que também desenvolveu elaboradas discussões epistemológicas a partir de sua pesquisa – e explorar a coluna vertebral do seu constructo teórico, fazendo reflexões acerca de pertinência e utilização do referencial prigoginiano. Pretendemos que esta pesquisa sirva como suporte bibliográfico para pesquisadores que utilizem o referencial prigoginiano em suas pesquisas ou mesmo para instigar que novos investigadores – quer seja do campo das ciências sociais ou exatas – conheçam as ideias de Prigogine e se encorajem de utilizá-las em seus trabalhos.

Biografia do Autor

Thiago Weslei de Almeida Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com trabalho desenvolvido na área de Ensino de Química. Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, sendo assessor nos processos de formação continuada dos professores da FAMEZ (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia). Foi professor da Universidade Estadual de Goiás de 2013 a 2018.Possui duas graduações, sendo a primeira Bacharel em Química industrial e a segunda em Química Licenciatura, ambas pela Universidade Estadual de Goiás. Mestre pela Universidade Estadual de Goiás no Programa de Ciências Moleculares com pesquisa na área de Química. Possui Pedido de Patente em analise na Área de Materiais, mais especificamente em Aditivos para Materiais Cimenticios.

Wellington Pereira de Queirós, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação para a ciência (Ensino de Física) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru) com estágio Sanduíche no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Física na linha de biofísica pela Universidade Federal de Goiás (2005), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal de Goiás (2002), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás (2005). Atua como professor Adjunto 3 do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além disso atua como docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Suas principais linhas de pesquisa são: Formação de Professores, História, Filosofia e Sociologia da Ciência na Educação em Ciências e Física; Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na Educação em Ciências e Física; Formação de Professores na Educação em Ciências e Física. Trabalhou na educação básica como professor de Física, Matemática, Ciências e Filosofia. Atua também na Educação a Distância (EAD). Atualmente é representante da região Centro Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC).

Dario Xavier Pires, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2005). Professor do Instituto de Química / UFRJ no período de 1975-1985. Atualmente é professor assistente no Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul., membro da Comissão de Verificação de Produtos Químicos controlados pela Polícia Federal (UFMS), membro da Comissão de Ggerenciamento de Resíduos (UFMS) e Professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família/FIOCRUZ-(Campo grande MS) Experiência em Síntese Orgânica e Mecanísmos de Reações Orgãnicas (Mestrado/UFRJ), Epidemiologia na avaliação de intoxicações por agrotóxicos em comunidades rurais (Doutorado / UnB), Segurança e Química Ambiental.

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Publicado

2024-01-29

Como Citar

Sousa, T. W. de A., Queirós, W. P. de, & Pires, D. X. (2024). Prazer, Prigogine!. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, 7(1 e 2). https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2023.67612

Edição

Seção

Artigos