INTERFACE ENTRE A FILOSOFIA DA CIÊNCIA DE THOMAS KUHN E A EPISTEMOLOGIA DE W. O. QUINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2022.65675

Resumo

Este estudo faz a seguinte proposição: há elementos na Filosofia da Ciência de Thomas Kuhn que podem ser aproximados da epistemologia de W. O. Quine. Para lhe enunciar vamos investigar influências, pontos comuns e tentar compreender os rios que passam por debaixo dessa ponte epistemológica. A intenção é dar uma aparência à conjunção existente nestes empreendimentos, sem negar que haja muitas disjunções. Não perdemos de vista os muitos legados presentes na imagem de ciência normal, paradigmática, revolucionária, no entanto, supomos que esta afinidade particular careça de mais atenção. As referências primarias serão os textos dos dois pensadores.

Biografia do Autor

MARIA DE JESUS Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

PROFESSORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI/DEFE/CCE; DOUTORA EM FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO-USP, MESTRE EM FILOSOFIA DA CIÊNCIA-UFPI, ESPECIALISTA EM TEORIA DO CONHECIMENTO, GRADUADA EM FILOSOFIA E EM TEOLOGIA.

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

Santos, M. D. J. (2022). INTERFACE ENTRE A FILOSOFIA DA CIÊNCIA DE THOMAS KUHN E A EPISTEMOLOGIA DE W. O. QUINE. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (11). https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2022.65675