O debate Perrin-Donovan e a revolução química de Lavoisier: reflexões kuhnianas e implicações no ensino de ciências/química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2022.61229

Resumo

Este artigo traz distintos pontos de vista entre uma revolução química primordialmente epistemológica, com ideias de Arthur Donovan, e uma fundamentalmente conceitual, com noções de Carl Perrin, envolvendo o flogisto e o químico Lavoisier. Além disso, analisa em que sentido essas compreensões podem ser entendidas a partir do conceito de revolução científica de Thomas Kuhn e visa subsidiar a atuação e formação de docentes de ciências em possíveis abordagens histórico-filosóficas acerca do tema. Esse resgate junto a interlocuções kuhnianas pode ser esclarecedor para se compreender que mudanças paradigmáticas não envolvem, necessariamente, uma descontinuidade radical, tampouco um processo abrupto.

Biografia do Autor

Anabel Cardoso Raicik, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora (2019) e mestre (2015) em Educação Científica e Tecnológica e licenciada em Física (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro Subcoordenadora do Apeiron - Grupo de História, Filosofia e Ensino de Ciências e membro colaboradora do Grupo de Estudos em Educação e Divulgação Científicas (GE²DIC). Áreas de interesse: história e filosofia da ciência, natureza da ciência, ensino e aprendizagem de ciências

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

Raicik, A. C., & Gonçalves, F. P. (2022). O debate Perrin-Donovan e a revolução química de Lavoisier: reflexões kuhnianas e implicações no ensino de ciências/química. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (11). https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2022.61229