A produção científica da educação básica sob a perspectiva de Hugh Lacey

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.58827

Resumo

O objetivo do presente artigo foi refletir, a partir do referencial de Hugh Lacey as tendências relacionadas aos valores sociais da produção científica da educação básica brasileira divulgada em Feiras e Mostras. Por meio de metodologia qualitativa, foi analisado resumos de projetos premiados pela Feira Brasileira de Ciência e Engenharia do ano de 2017. E os resultados evidenciaram uma tendência à valorização do desenvolvimento modernizador, ligada à economia capitalista mundial, desenvolvida e comprovada por meio de estratégias descontextualizadas. Em contraposição a esses fatos, sugere-se uma maior valorização ambiental como critério de avaliação, um olhar mais crítico frente ao aspecto mercadológico da Ciência e formar uma autoconsciência crítica desde a educação básica.

Biografia do Autor

JOELMA DOS SANTOS GARCIA DELGADO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS); Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Graduada em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) (2001), especialista em Gestão de Recursos Hídricos pela Universidade de Taubaté (2005), especialista em Mídias na Educação pela EAD - UFMS (2012), mestre em Biologia Vegetal pela UFMS (2008) e doutora em Ensino de Ciências na UFMS (2021). Atua como professora da educação básica, técnica e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Campus Jardim. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação de Professores e Ensino de Ciências/GEPFOPEC/UFMS. Áreas:Ensino de Ciências e Biologia.

VERA DE MATTOS MACHADO, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (USU-RJ) (1984), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é docente efetiva da UFMS, nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Pós-graduação Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ensino de Ciências - Instituto de Física/UFMS. Atua como pesquisadora nas linhas de Formação de Professores de Ciências e Biologia, Didática das Ciências e no Ensino de Ciências e Biologia. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores e Ensino de Ciências - GEPFOPEC/UFMS/CNPq.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

DOS SANTOS GARCIA DELGADO, J., & DE MATTOS MACHADO, V. (2021). A produção científica da educação básica sob a perspectiva de Hugh Lacey. Em Construção: Arquivos De Epistemologia histórica E Estudos De Ciência, (10), 284–299. https://doi.org/10.12957/emconstrucao.2021.58827