A Memória mariana na construção da identidade de Constantinopla

Autores

  • vanessa Bezerra Faculdade de São Bento - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/ellinikovlemma.2020.61115

Resumo

O presente artigo busca demonstrar ao leitor a importância da memória mariana na cidade de Constantinopla (antiga Bizâncio) desde sua construção, e como a figura de Maria contribuiu para a formação da identidade da cidade e de seus habitantes, tornando-se, assim, um elo entre o passado e o presente cristão da Nova Roma, além de ser o alicerce religioso de Constantinopla nas inúmeras invasões pelas quais a cidade passou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

vanessa Bezerra, Faculdade de São Bento - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em História Política pela ç. Especialista em História Antiga e Medieval pela Faculdade de São Bento. Graduação em História pela UERJ. Graduação em Pedagogia pela Faculdade da Lapa. Membro do Núcleo de Estudos de Cristianismos do Oriente (NECO/GT de História das Religiões e Religiosidades da ANPUH / Rio de Janeiro). Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq: Memória e Culto na Literatura Bíblica.

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

BEZERRA, Vanessa. A Memória mariana na construção da identidade de Constantinopla. Το Eλληνικό βλέμμα, Rio de Janeiro, n. 8, 2021. DOI: 10.12957/ellinikovlemma.2020.61115. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/ellinikovlemma/article/view/61115. Acesso em: 7 jul. 2025.

Edição

Seção

Estudos de Literatura, Arte e Cultura