A presença de Dioniso nas taças de vinho kylikes decoradas com grandes olhos monumentais do período arcaico dos gregos

Autores

  • Maria Regina Candido Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/ellinikovlemma.2017.31526

Resumo

O conjunto de vasos em terracota no formato de kylix detém a função social de taça para beber vinho que, provavelmente, circulava junto aos simposiastas nos banquetes.  Acredito que ao final da festa as taças eram depositadas no santuário do deus Dioniso. A aparência das kylikes que selecionamos detém a peculiaridade de simular uma face devido à presença de dois grandes pares de olhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Regina Candido, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, coordenadora do Núcleo de Estudos da Antiguidade/NEA/UERJ (P.710/SR-3) e coordenadora do Curso de Especialização de História Antiga e Medieval/CEHAM da UERJ (Lato Sensu). Atua como avaliadora do INEP/MEC na área de comunicação Social e História. Participa do programa de Pós Graduação da História/PPGH da UERJ e da Pós-Graduação de História Comparada/PPGHC/UFRJ.

Downloads

Publicado

2017-11-01

Como Citar

CANDIDO, Maria Regina. A presença de Dioniso nas taças de vinho kylikes decoradas com grandes olhos monumentais do período arcaico dos gregos. Το Eλληνικό βλέμμα, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, 2017. DOI: 10.12957/ellinikovlemma.2017.31526. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/ellinikovlemma/article/view/31526. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Estudos de História e Cultura Material