EM BUSCA DO “AO-LONGE”: A PULSÃO DA PARTIDA E OS SIGNIFICADOS DA VIAGEM EM NARRATIVAS DE NANCY HUSTON: EMILE OLLIVIER E GUIMARÃES ROSA
DOI:
https://doi.org/10.12957/ecoling.2015.33154Keywords:
Deslocamento, Migração, Reinvenção identitáriaAbstract
A partir da premissa de Daniel Sibony, segundo a qual “precisamos de uma
origem para perder (...), precisamos de uma origem para deixar, uma origem de
onde possamos partir” (SIBONY: 1991, p.31), esta comunicação pretende estudar a pulsão da viagem e seus significados em narrativas dos escritores Nancy Huston, Emile Ollivier e Guimarães Rosa. Nossa análise contemplará o conto autobiográfico Deux voyages retour simple (1993), da canadense HUSTON: o romance Passages (1994), do haitiano Ollivier e o conto A terceira margem do rio (1982), do brasileiro Rosa.Escritores em trânsito, eles privilegiam em suas obras a necessidade de partir, a busca do “ao-longe” (ROSA: 2005, p.78) e a recusa do “encarceramento identitário” (OLLIVIER: 2011, p.80) como condições indispensáveis de habitar o globo. Neste sentido, seus personagens podem ser representados pelas metáforas da borboleta (COETZEE: 2006, p. 297), do navegador (LARUE: 1996, p.26), do pólen (OLLIVIER: 1991, p.62) e do marinheiro (BENJAMIN: 1996, p.199), elementos errantes de uma configuração identitária que aponta para o deslocamento e para as diferentes perspectivas de se sentir e de estar no mundo. Segundo Glissant, “podemos dizer que a errância e a deriva são o apetite do mundo” (GLISSANT: 1996, p. 130). Além deste apetite de partir, os três autores, valorizam as promessas do trajeto como caminho de busca identitária e colocam em cena a construção de um meio de
transporte marítimo para se lançar na água liberadora.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).