EM BUSCA DO “AO-LONGE”: A PULSÃO DA PARTIDA E OS SIGNIFICADOS DA VIAGEM EM NARRATIVAS DE NANCY HUSTON: EMILE OLLIVIER E GUIMARÃES ROSA
DOI:
https://doi.org/10.12957/ecoling.2015.33154Palavras-chave:
Deslocamento, Migração, Reinvenção identitáriaResumo
A partir da premissa de Daniel Sibony, segundo a qual “precisamos de uma
origem para perder (...), precisamos de uma origem para deixar, uma origem de
onde possamos partir” (SIBONY: 1991, p.31), esta comunicação pretende estudar a pulsão da viagem e seus significados em narrativas dos escritores Nancy Huston, Emile Ollivier e Guimarães Rosa. Nossa análise contemplará o conto autobiográfico Deux voyages retour simple (1993), da canadense HUSTON: o romance Passages (1994), do haitiano Ollivier e o conto A terceira margem do rio (1982), do brasileiro Rosa.Escritores em trânsito, eles privilegiam em suas obras a necessidade de partir, a busca do “ao-longe” (ROSA: 2005, p.78) e a recusa do “encarceramento identitário” (OLLIVIER: 2011, p.80) como condições indispensáveis de habitar o globo. Neste sentido, seus personagens podem ser representados pelas metáforas da borboleta (COETZEE: 2006, p. 297), do navegador (LARUE: 1996, p.26), do pólen (OLLIVIER: 1991, p.62) e do marinheiro (BENJAMIN: 1996, p.199), elementos errantes de uma configuração identitária que aponta para o deslocamento e para as diferentes perspectivas de se sentir e de estar no mundo. Segundo Glissant, “podemos dizer que a errância e a deriva são o apetite do mundo” (GLISSANT: 1996, p. 130). Além deste apetite de partir, os três autores, valorizam as promessas do trajeto como caminho de busca identitária e colocam em cena a construção de um meio de
transporte marítimo para se lançar na água liberadora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).