EFEITOS DOCUMENTÁRIOS E LITERÁRIOS EM INCIDENTE EM ANTARES: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA
DOI:
https://doi.org/10.12957/ecoling.2015.33143Palavras-chave:
análise do discurso, semiolinguística, literatura brasileira, literatura fantástica, Erico VerissimoResumo
Entender um texto enquanto discurso implica não tratá-lo como uma estrutura
cuja forma possui um sentido monolítico, mas, ao contrário, como um conjunto
compósito, no qual vozes diversas se mesclam. Além disso, pode-se considerar um texto como um dispositivo de inter-relação entre sujeitos, criado a partir de um projeto específico e regido por contratos sociais. Para estudar brevemente essas duas perspectivas que se articulam num texto, iremos nos servir sobretudo da análise semiolinguística do discurso cujos princípios vêm sendo estabelecidos no longo percurso teórico de Patrick Charaudeau. A partir de suas ideias, aplicaremos o que chamamos de efeitos documentários e efeitos literários numa análise prática, a fim de discutir as estratégias discursivas que cumprem esse contrato. Nosso corpus se compõe do romance Incidente em Antares (1971), do escritor brasileiro Erico Verissimo. Há algumas razões para essa escolha: o espaço dialógico dos personagens é muito rico discursivamente, na medida em que representam pontos de vista ideológicos diversificados; esses pontos de vista, que podem, de certa maneira, ser divididos entre os tradicionais conceitos políticos de “direita” e “esquerda” se acham até hoje válidos para o Brasil contemporâneo; e o ano de 2015 marca os quarenta anos da morte de Erico Verissimo, um dos maiores romancistas brasileiros.
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