Notas sobre o aristotelismo alemão de J. G. Droysen.
Resumo
O presente artigo constitui um exercício comparativo inspirado pela hipótese recentemente levantada de que o historismo alemão teria sofrido influências aristotélicas (Ankersmit). Assim, buscaremos nos pensamentos de Droysen e de Aristóteles indícios que corroborem tal hipótese. Sendo conclusões abrangentes desaconselhadas neste estágio da pesquisa, coube-nos estabelecer três pontos salientes sob os quais ambas as filosofias parecem acordar: a ênfase na "sabedoria prática" em detrimento da "sabedoria filosófica", a fusão entre sujeito e objeto do conhecimento; e , certo conservadorismo político.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.