O formar-se do “africano” “Negro André":

a trajetória de André Rebouças a partir de suas experiências na construção de direitos para além da liberdade, 1870-1880

Autores

  • Leandro Duarte Montaño Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo do presente artigo é apresentar elementos da trajetória do intelectual abolicionista negro André Pinto Rebouças, buscando compreender de que maneira a sua atuação e suas reflexões sobretudo no tocante à educação podem ser compreendidas através das transformações pelas quais passou em suas experiências dentro e fora do Brasil. O foco será o de explorar possibilidades de análise biográfica alicerçada no que convencionou chamar de dimensão atlântica de suas experiências, o contato com outros povos e culturas e de que maneira isto teria influído nas mudanças que ele sofreu e que teriam influenciado os papéis que desempenhou, sobretudo nos anos de 1870 e 1880.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-08-14

Como Citar

DUARTE MONTAÑO, Leandro. O formar-se do “africano” “Negro André": : a trajetória de André Rebouças a partir de suas experiências na construção de direitos para além da liberdade, 1870-1880. Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, 2025. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/86454. Acesso em: 2 out. 2025.

Edição

Seção

Dossiê