ALIMENTAÇÃO, FOME E TUBERCULOSE ENTRE OS OPERÁRIOS TÊXTEIS DE FORTALEZA (1933 – 1955)

Autores/as

Resumen

Buscamos, na presente pesquisa, analisar a relação entre as condições de alimentação dos operários têxteis de Fortaleza e o processo de adoecimento por tuberculose, durante os anos de 1933 à 1955. Sendo o setor têxtil o maior segmento industrial da época na cidade, as fábricas têxteis contavam com a maior quantidade de operários de Fortaleza. Nesse sentido, é de importância para nós compreender parte do cotidiano desses operários. Balizados pelo arcabouço teórico da História Social do Trabalho, pretendemos mostrar como foi observada e analisada a relação entre os aspectos do dia-a-dia dos operários têxteis e o adoecimento por uma moléstia, que ganhava espaço não só entre esses trabalhadores, mas também nos periódicos médicos, operários etc. Sendo assim, as fontes apontam uma relação entre a (má) alimentação e a fome, presente entre os operários, e o adoecimento por tuberculose nesse grupo. Nossa pesquisa conta com artigos médicos do período, publicados na revista ‘’Ceará Médico’’, bem como as opiniões e denúncias dos operários, no jornal ‘’O Democrata’’.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Cleudon Oliveira Neto, Universidade Federal do Ceará

Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Atuou como bolsista do programa IC/UECE (2018/2019) desenvolvendo pesquisa sobre História da Comida e da Bebida no Ceará e suas influências no processo civilizador do Estado, e também do programa IC/UECE (2017/2018) onde desenvolveu pesquisa relacionada a História das Doenças, especificamente sobre a Tuberculose, na Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará.

Publicado

2023-11-21

Cómo citar

NETO, José Cleudon Oliveira. ALIMENTAÇÃO, FOME E TUBERCULOSE ENTRE OS OPERÁRIOS TÊXTEIS DE FORTALEZA (1933 – 1955). Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/77125. Acesso em: 2 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres