ANÁLISES A PARTIR DE ARTIGOS, DISSERTAÇÕES E TESE PARA INVESTIGAR COMO AS MEMÓRIAS INFLUENCIAM AS IDENTIDADES CULTURAIS QUILOMBOLAS

Autores/as

Resumen

A pesquisa integrativa procura analisar obras que contemplem materiais, aportes teóricos e metodológicos em relação as temáticas quilombos, identidades, memória e história oral, afim de questionar e sanar a problemática: Como as memórias influenciarão na constituição identitária coletiva nas comunidades, levando em consideração os aspectos políticos, culturais e sociais nas sociedades quilombolas? Sendo assim, a temática sobre identidade se relaciona com os aspectos que as constituem como uma herança de significados ligados à construção de uma memória e de uma narrativa que certifique a ideia de pertencimento e desta forma tem valor no processo de formação e na manutenção da construção social mantida entre os indivíduos do seu grupo. A partir dos pontos destacados, as investigações serão postas em debates para entender os processos relacionais entre o objeto e lócus da pesquisa

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Biografía del autor/a

Joana D'arc Silva, Universidade de Pernambuco Campus Garanhuns

Mestra do programa de Pós-Graduação em Culturas Africanas, da Diáspora e Povos Indígenas (PROCADI) da Universidade de Pernambuco Campus Garanhuns (UPE). Membro do grupo de pesquisa no Núcleo de Estudos sobre África e Brasil (NEAB) da Universidade de Pernambuco (UPE). Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduada em Letras pela Universidade de Pernambuco Campus Garanhuns (UPE). Foi pesquisadora bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UPE (2017)

Publicado

2023-11-21

Cómo citar

SILVA, Joana D’arc. ANÁLISES A PARTIR DE ARTIGOS, DISSERTAÇÕES E TESE PARA INVESTIGAR COMO AS MEMÓRIAS INFLUENCIAM AS IDENTIDADES CULTURAIS QUILOMBOLAS. Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/75555. Acesso em: 24 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres