Joaquim José Rodrigues Torres e a Escola Normal da província do Rio de Janeiro (1834-1836).
Resumo
Temos por objetivo pensar sobre a atuação de Rodrigues Torres como presidente da Província fluminense. Perceberemos como este personagem interpretou e agiu no processo de constituiçao do Império do Brasil, refletindo em especial sobre a criação da Escola Normal. Tendo como estratégia de ação formar os membros desse Estado em construção, Rodrigues Torres percebia o ensino público como um remédio poderoso, e o espaço escolar como um singular local nesse fim. Problematizarmos suas propostas nesse objetivo é nossa questão central.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.