PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM FINS DO SÉCULO XIX

Autori

  • Leandro T. de Brito

Abstract

A Educação Física adentrou as escolas, no século XIX, propagando ideais de eugenia e militarismo, voltada, inicialmente, apenas aos meninos. Um padrão hegemônico de masculinidade, com vistas a torná-los fortes e robustos, era imposto nas aulas, ao mesmo tempo em que discursos se contrapunham à sua prática nas escolas. Apresentando relatos historiográficos, tendo como base as noções de masculinidade hegemônica, de Connell, e gênero performativo, em Butler, busco compreender e discutir diferentes performances de masculinidades na História da Educação Física.Palavras-chave: Masculinidades – Educação Física – Performatividade

Come citare

T. de Brito, L. (2017). PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM FINS DO SÉCULO XIX. Dia-Logos: Revista Discente Da Pós-Graduação Em História, 10(2). Recuperato da https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/28685

Fascicolo

Sezione

Artigos Livres