A ADVOCACIA PROVISIONADA NO RIO DE JANEIRO ENTRE OS ANOS DE 1770 E 1815

UM ESTUDO DE CASOS

Auteurs-es

Résumé

O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo de casos dos indivíduos Ignácio Soares da Gama, Antônio Ferreira de Araújo Vieira e José Mariano de Azeredo Coutinho, a fim de se entender as práticas da advocacia provisionada brasileira entre o período de 1770 e 1815 na capitania do Rio de Janeiro. Acredita-se que este estudo poderá servir como base para se entender a existência do fenômeno dos advogados provisionados, também denominados de rábulas. Além disso, a análise de tais casos será igualmente importante para se compreender o papel da advocacia para a sociedade e para a administração da Justiça do Antigo Regime. Nesta esteira, para o referente trabalho serão analisadas as fontes disponíveis no Arquivo Histórico Ultramarino, presentes na plataforma de pesquisa criada pelo Projeto Resgate da Biblioteca Nacional de Portugal e também do Arquivo Nacional, situado no Rio de Janeiro.

Biographie de l'auteur-e

Caroline Rodrigues Coelho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Estudante de Mestrado em História Política na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e bolsista CAPES. Formada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Téléchargements

Publié-e

2023-11-21

Comment citer

Coelho, C. R. (2023). A ADVOCACIA PROVISIONADA NO RIO DE JANEIRO ENTRE OS ANOS DE 1770 E 1815: UM ESTUDO DE CASOS. Dia-Logos: Revista Discente Da Pós-Graduação Em História, 16(2). Consulté à l’adresse https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/76844

Numéro

Rubrique

Artigos Livres