A INTERSECCIONALIDADE COMO APARATO TEÓRICO E METODOLÓGICO PARA A HISTÓRIA DAS MULHERES

Autores/as

  • Jessica Santana de Assis Alves PPGHR da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumen

Este artigo tem como objetivo abordar as relações das categorias de gênero, raça e classe e sua articulação na análise histórica, mas precisamente na História das Mulheres. De maneira a compreender quais são as contribuições da interseccionalidade para a historiografia das mulheres. Isto é, como essa análise colabora para as atividades de pesquisa e para a reflexão teórica nesse campo. Para isso, abordaremos a introdução da categoria de gênero na análise histórica e as críticas tecidas a essa categoria a partir das inquietações do movimento feminista negro. Por fim, demonstraremos como as abordagens interseccionais contribuem para a historiografia das mulheres por meio de obras de Angela Davis (1981), Ana Maria Rios e Hebe Mattos (2004) e Giovanna Xavier (2012).

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Biografía del autor/a

Jessica Santana de Assis Alves, PPGHR da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciada em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2018). Durante a graduação foi bolsista do grupo PET História da UFFRJ (2015-2017). Atualmente cursa o mestrado no Programa de Pós-Graduação em História - PPHR/UFRRJ, integrando a linha de pesquisa Relações de Poder, Trabalho e Praticas Culturais com a pesquisa intitulada "Dona dos cafezais: a ação social e economica de uma fazendeira de café em Bananal de Itaguaí 1850-1868"; orientada pela Professora Doutora Fabiane Popinigis. Integrante do Núcleo de Estudos da Política e História Social (NEPHS-UFRRJ). Tem experiência na área de História, com ênfase em História das mulheres de posses no Brasil Império.

Publicado

2019-11-04

Cómo citar

ALVES, Jessica Santana de Assis. A INTERSECCIONALIDADE COMO APARATO TEÓRICO E METODOLÓGICO PARA A HISTÓRIA DAS MULHERES. Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/40816. Acesso em: 15 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres