REPRESENTAÇÕES PRESENTES DO PASSADO: A REVOLUÇÃO HAITIANA NOS LIVROS DIDÁTICOS

Autores/as

  • Eric Patrick Silva de Faria Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumen

A revolução haitiana se caracterizou por ser a única entre as várias independências ocorridas em solo americano nos séculos XVIII e XIX que aliava o fim do jugo colonial com a abolição da escravidão. Fenômeno peculiar e de grande importância para a história da resistência negra no continente, a revolução haitiana sofreu com um posterior “silenciamento” e sua compreensão não possuía precedentes no quadro de referências de seus contemporâneos ocidentais, entrando para a esfera do “impensável”. Poluindo a historiografia ulteriormente, este artigo investiga um dos principais meios de veiculação do trabalho historiográfico na atualidade: os livros didáticos. Comparando, dentro das obras, a abordagem em relação a outros movimentos de independência, objetiva-se notar o grau de relevância dado para a independência da ilha de São Domingos, a primeira em solo latinoamericano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eric Patrick Silva de Faria Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciado em História pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC). Especialista em Política e Sociedade pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP/UERJ). Mestrando em História Política pela UERJ.

Publicado

2024-07-23

Cómo citar

SILVA DE FARIA ROCHA, Eric Patrick. REPRESENTAÇÕES PRESENTES DO PASSADO: A REVOLUÇÃO HAITIANA NOS LIVROS DIDÁTICOS. Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/78475. Acesso em: 13 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres