IMAGENS DA ÁFRICA NA ARTE SEQUENCIAL E NO CINEMA DE INÍCIO DOS ANOS 1930: TINTIM E KING KONG

Autores/as

  • Lucio Reis Filho Universidade Anhembi Morumbi

Resumen

Primeiramente, proponho revisitar o imperialismo em seu contexto histórico, observando a formulação dessa doutrina política e econômica e a partilha da África entre as potências industriais europeias no fim do século XIX. Em seguida veremos, através de uma história em quadrinhos e um filme, como a produção cultural da década de 1930 era tributária do imaginário imperialista, eurocêntrico e etnocêntrico, fundamentada pelas teorias racistas e pela ideia de superioridade do homem branco. Estas moldaram uma visão dos povos africanos calcada em estereótipos perpetrados pelo discurso colonial e imperial. O tema tratado é de grande valor para que os produtos culturais sejam compreendidos dentro da época em que foram criados.

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Biografía del autor/a

Lucio Reis Filho, Universidade Anhembi Morumbi

Publicado

2018-12-23

Cómo citar

REIS FILHO, Lucio. IMAGENS DA ÁFRICA NA ARTE SEQUENCIAL E NO CINEMA DE INÍCIO DOS ANOS 1930: TINTIM E KING KONG. Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/31450. Acesso em: 2 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres