PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM FINS DO SÉCULO XIX

Autores/as

  • Leandro T. de Brito

Resumen

A Educação Física adentrou as escolas, no século XIX, propagando ideais de eugenia e militarismo, voltada, inicialmente, apenas aos meninos. Um padrão hegemônico de masculinidade, com vistas a torná-los fortes e robustos, era imposto nas aulas, ao mesmo tempo em que discursos se contrapunham à sua prática nas escolas. Apresentando relatos historiográficos, tendo como base as noções de masculinidade hegemônica, de Connell, e gênero performativo, em Butler, busco compreender e discutir diferentes performances de masculinidades na História da Educação Física.Palavras-chave: Masculinidades – Educação Física – Performatividade

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Cómo citar

T. DE BRITO, Leandro. PERFORMANCES DE MASCULINIDADES NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM FINS DO SÉCULO XIX. Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/28685. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres