Ferro, fogo e ideais: a Liga Brasileira pelos Aliados e o debate sobre a Primeira Guerra Mundial na imprensa fluminense.

Autores/as

  • Lívia Claro Pires Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumen

A Primeira Guerra Mundial, a princípio tão distante da realidade brasileira, suscita na nova república uma série de debates entre os intelectuais fluminenses, estampadas nos jornais da capital federal. A defesa ou o repúdio a um dos blocos em confronto assumia as cores de um projeto de edificação da nação. Dessa forma, o presente trabalho pretende analisar o projeto de nação presente no discurso da Liga Brasileira pelos Aliados, no contexto da intelectualidade fluminense da primeira década do século XX.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

PIRES, Lívia Claro. Ferro, fogo e ideais: a Liga Brasileira pelos Aliados e o debate sobre a Primeira Guerra Mundial na imprensa fluminense. Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História, Rio de Janeiro, v. 6, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/23355. Acesso em: 2 may. 2025.

Número

Sección

Artigos Livres