Francisco Fernandes Palha Júnior, o “Delegado Chico Palha” (1891-1964)
a construção do herói pelas manchetes cariocas
Abstract
O presente artigo tem por objetivo associar o cotidiano de trabalho da Polícia Civil do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, à cobertura dos eventos feita pelos principais periódicos impressos na cidade na primeira metade do século XX. Para tanto, acompanha a trajetória profissional noticiada do guarda civil e investigador de polícia Francisco Fernandes Palha Júnior, vulgo Chico Palha. O caráter majoritariamente apologético de tais manchetes aponta para um projeto de valorização da imagem pública do policial, marcada pela sua personalidade atrabiliária e por seus métodos investigativos violentos. Fundamentada na Teoria do Agendamento, compreende-se que a imprensa tenha sido coparticipe no processo de construção do mito. Mesmo após 60 anos da morte do ex-policial, o nome e as lembranças das suas ações permanecem vivos na memória em decorrência do sucesso alcançado pelo samba na virada do século, composto por dois de seus antigos detratores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.