Iê, é mandingueira, camará!

As mestras de Capoeira e os saberes construídos nos corpos das mulheres na pequena e na grande roda

Authors

Abstract

Este artigo trata das trajetórias e as estratégias de permanência e resistência das mulheres na Capoeira, tendo como ponto de partida as memórias e narrativas de duas mestras, Mestra Janja e Mestra Edna Lima, pioneiras e perseverantes há mais de quarenta anos neste universo ainda sexista e masculinizado. Busquei trazer os saberes e o sentido da luta presente nas narrativas orais, apresentando uma discussão sobre as corporalidades marcadas e atravessadas por processos de subalternização, na assunção de uma práxis insubmissa, tendo como mote a proposição de um diálogo mais profundo e respeitoso entre o campo acadêmico e as culturas de tradição oral, que levam em conta as memórias, as subjetividades e narrativas diversas em oposição a uma lógica hegemônica ocidental, eurocentrada, patriarcal e colonialista.

Palavras-chave: mestras de Capoeira; saberes; resistências

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Érica Pires do Amaral, FFLCH/USP

Érica Pires do Amaral, também conhecida como Mariposa, é capoeirista e mestra em Ciências pelo PPG Humanidades, Direitos e outras Legitimidades, Diversitas - FFLCH/USP, na linha de pesquisa Corporalidades, Alteridades, Territórios e Modos de Existência.
Possui bacharelado e Licenciatura em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Licenciatura em Pedagogia pela UNESP, Especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Gama Filho e Especialização em Pedagogia Griô pelo Diversitas/FFLCH/USP. Foi reconhecida mestra de Capoeira em 2022, com 33 anos de experiências nesta prática, atuando na Educação Básica lecionando Capoeira e Educação Física na Rede Pública de São Paulo numa perspectiva cultural e decolonial.

Published

2024-10-10

How to Cite

AMARAL, Érica Pires do. Iê, é mandingueira, camará! : As mestras de Capoeira e os saberes construídos nos corpos das mulheres na pequena e na grande roda. Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/80991. Acesso em: 2 may. 2025.

Issue

Section

Dossiê