DE “FLORES DE ORO” A “AJOS CRUDOS”: A REPRESENTAÇÃO DO AMOR CORTÊS EM "DOM QUIXOTE" COMO SUBVERSÃO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO EM "AMADÍS DE GAULA"
Abstract
Os chamados “libros de caballerías”, cujo maior modelo e exemplo talvez seja o Amadís de Gaula, cristalizaram uma determinada representação dos papéis atribuídos aos sexos biológicos através das relações entre seus personagens, particularmente na forma do amor cortesão. Contudo, este paradigma foi profundamente contestado pela obra-prima de Cervantes, o Dom Quixote. O objetivo deste trabalho é fazer uma comparação entre trechos dessas duas obras, procurando demonstrar como o modelo de amor cortês instituído pelo Amadís é parodiado por Dom Quixote, operando uma significativa subversão das relações de gênero no âmbito dos livros de cavalarias.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.