REFLEXÕES SOBRE A GENTE NEGRA DAQUI E D’ ALÉM MAR: TRAJETÓRIAS, CONEXÕES E POSSIBILIDADES NOS ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS
Abstract
O presente artigo procura refletir, a partir da divisão proposta pelo historiador guineense Carlos Lopes, as três fases pelas quais passou a historiografia africana (Inferioridade, Superioridade e Nova História Africana) e como esses estudos produzidos por intelectuais africanos, de alguma maneira, ressoaram nas produções brasileiras que trataram sobre temáticas relacionadas à gente negra, daqui e d’além mar. Portanto, pretende-se conduzir a narrativa atentando para as trajetórias, conexões e possibilidades entre as narrativas africanas e afro-brasileiras.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.