A Ordem Beneditina e o Governo: acordos e conflitos na Corte Imperial
Abstract
O cotidiano das ordens religiosas no Brasil adquiriu um novo ritmo a partir do século XVIII. Amaças externas abalaram as bases da crença católica, favorecendo a instituição de alguns acordos com o Governo Imperial, gerando esperanças e também descontentamentos. No caso dos beneditinos, principalmente a política de restrição dos monges nos claustros, propiciou uma crise no mosteiro do Rio de Janeiro no período oitocentista. Caberá analisar neste artigo as decisões tomadas pelos religiosos ante as medidas imperiais.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.