REPRESENTAÇÕES PRESENTES DO PASSADO: A REVOLUÇÃO HAITIANA NOS LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Eric Patrick Silva de Faria Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

A revolução haitiana se caracterizou por ser a única entre as várias independências ocorridas em solo americano nos séculos XVIII e XIX que aliava o fim do jugo colonial com a abolição da escravidão. Fenômeno peculiar e de grande importância para a história da resistência negra no continente, a revolução haitiana sofreu com um posterior “silenciamento” e sua compreensão não possuía precedentes no quadro de referências de seus contemporâneos ocidentais, entrando para a esfera do “impensável”. Poluindo a historiografia ulteriormente, este artigo investiga um dos principais meios de veiculação do trabalho historiográfico na atualidade: os livros didáticos. Comparando, dentro das obras, a abordagem em relação a outros movimentos de independência, objetiva-se notar o grau de relevância dado para a independência da ilha de São Domingos, a primeira em solo latinoamericano.

Biografia do Autor

Eric Patrick Silva de Faria Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciado em História pela Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC). Especialista em Política e Sociedade pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP/UERJ). Mestrando em História Política pela UERJ.

Downloads

Publicado

2024-07-23

Como Citar

Silva de Faria Rocha, E. P. (2024). REPRESENTAÇÕES PRESENTES DO PASSADO: A REVOLUÇÃO HAITIANA NOS LIVROS DIDÁTICOS. Dia-Logos: Revista Discente Da Pós-Graduação Em História, 17(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/78475

Edição

Seção

Artigos Livres