ALIMENTAÇÃO, FOME E TUBERCULOSE ENTRE OS OPERÁRIOS TÊXTEIS DE FORTALEZA (1933 – 1955)

Autores

Resumo

Buscamos, na presente pesquisa, analisar a relação entre as condições de alimentação dos operários têxteis de Fortaleza e o processo de adoecimento por tuberculose, durante os anos de 1933 à 1955. Sendo o setor têxtil o maior segmento industrial da época na cidade, as fábricas têxteis contavam com a maior quantidade de operários de Fortaleza. Nesse sentido, é de importância para nós compreender parte do cotidiano desses operários. Balizados pelo arcabouço teórico da História Social do Trabalho, pretendemos mostrar como foi observada e analisada a relação entre os aspectos do dia-a-dia dos operários têxteis e o adoecimento por uma moléstia, que ganhava espaço não só entre esses trabalhadores, mas também nos periódicos médicos, operários etc. Sendo assim, as fontes apontam uma relação entre a (má) alimentação e a fome, presente entre os operários, e o adoecimento por tuberculose nesse grupo. Nossa pesquisa conta com artigos médicos do período, publicados na revista ‘’Ceará Médico’’, bem como as opiniões e denúncias dos operários, no jornal ‘’O Democrata’’.

Biografia do Autor

José Cleudon Oliveira Neto, Universidade Federal do Ceará

Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Atuou como bolsista do programa IC/UECE (2018/2019) desenvolvendo pesquisa sobre História da Comida e da Bebida no Ceará e suas influências no processo civilizador do Estado, e também do programa IC/UECE (2017/2018) onde desenvolveu pesquisa relacionada a História das Doenças, especificamente sobre a Tuberculose, na Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Neto, J. C. O. (2023). ALIMENTAÇÃO, FOME E TUBERCULOSE ENTRE OS OPERÁRIOS TÊXTEIS DE FORTALEZA (1933 – 1955). Dia-Logos: Revista Discente Da Pós-Graduação Em História, 16(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/77125

Edição

Seção

Artigos Livres