ALIMENTAÇÃO, FOME E TUBERCULOSE ENTRE OS OPERÁRIOS TÊXTEIS DE FORTALEZA (1933 – 1955)
Abstract
Buscamos, na presente pesquisa, analisar a relação entre as condições de alimentação dos operários têxteis de Fortaleza e o processo de adoecimento por tuberculose, durante os anos de 1933 à 1955. Sendo o setor têxtil o maior segmento industrial da época na cidade, as fábricas têxteis contavam com a maior quantidade de operários de Fortaleza. Nesse sentido, é de importância para nós compreender parte do cotidiano desses operários. Balizados pelo arcabouço teórico da História Social do Trabalho, pretendemos mostrar como foi observada e analisada a relação entre os aspectos do dia-a-dia dos operários têxteis e o adoecimento por uma moléstia, que ganhava espaço não só entre esses trabalhadores, mas também nos periódicos médicos, operários etc. Sendo assim, as fontes apontam uma relação entre a (má) alimentação e a fome, presente entre os operários, e o adoecimento por tuberculose nesse grupo. Nossa pesquisa conta com artigos médicos do período, publicados na revista ‘’Ceará Médico’’, bem como as opiniões e denúncias dos operários, no jornal ‘’O Democrata’’.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Dia-Logos: Revista Discente da Pós-Graduação em História

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.