IMAGENS DA ÁFRICA NA ARTE SEQUENCIAL E NO CINEMA DE INÍCIO DOS ANOS 1930: TINTIM E KING KONG
Resumo
Primeiramente, proponho revisitar o imperialismo em seu contexto histórico, observando a formulação dessa doutrina política e econômica e a partilha da África entre as potências industriais europeias no fim do século XIX. Em seguida veremos, através de uma história em quadrinhos e um filme, como a produção cultural da década de 1930 era tributária do imaginário imperialista, eurocêntrico e etnocêntrico, fundamentada pelas teorias racistas e pela ideia de superioridade do homem branco. Estas moldaram uma visão dos povos africanos calcada em estereótipos perpetrados pelo discurso colonial e imperial. O tema tratado é de grande valor para que os produtos culturais sejam compreendidos dentro da época em que foram criados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais sobre os originais publicados são automaticamente cedidos à revista, ficando a mesma autorizada a republicá-los em diferentes mídias.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Dia-Logos pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Dia-Logos, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial", a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.