Coffee table book: o jornalismo e a literatura como parâmetros de produção
DOI:
https://doi.org/10.12957/contemporanea.2010.787Palavras-chave:
livro, jornalismo, literaturaResumo
Este trabalho pretende propor uma reflexão sobre a forma de conceber e produzir os coffee table books, de maneira a qualificá-los. Coffee table book é uma denominação para definir um gênero de livros de arte, consumo, comportamento ou institucional, cuja vocação é ficar exposto para consulta, em vez de acomodado em estantes. Os livros não nascem mas tornam-se coffee table books a partir destas características: são grandes, ilustrados, com pouco texto e esteticamente atraentes. Ocorre que, quando feitos sem critérios editoriais rigorosos, eles são vistos como superficiais e redundantes. Uma forma de credenciá-los é valer-se do jornalismo-literário, que utiliza recursos da ficção para dar “sabor” a uma história verídica. Dentro desse gênero, nos cabe analisar em especial o conto, narrativa curta que tem o desafio de captar a atenção do leitor de imediato.
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