TRANS-FORMAÇÕES SONORAS EXTREMAS

Autori

  • Rafael Sarpa UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/contemporanea.2008.17260

Parole chiave:

ruído, novas tecnologias, hiperestímulos, vanguardas artísticas do século XX

Abstract

A pesquisa se concentra sobre os movimentos musicais noise, que têm a exacerbação do uso de ruído como um dos elementos chave para a produção de sua linguagem. Através de tais movimentos, a pesquisa tem como objetivo investigar, a formação de componentes sensoriais que estariam no cerne da constituição de uma estética do noise, assim como as condições que possibilitaram seu surgimento. Acompanhar tal processo nos conduz aos efeitos diretos das inserções maciças de novas tecnologias que caracterizou o séc. XX, em especial às tecnologias de gravação, reprodução e manipulação sonora, além das tecnologias envolvidas na constituição da vida urbana, entendidas como geradoras de um cenário de hiperestimulação.

Biografia autore

Rafael Sarpa, UERJ

UERJ